Que sou uma dita "fã de carteirinha" de Clarice Lispector, creio não ser novidade a ninguém, então postarei as 100 frases e trechos dela que me fazem sentir algo do tipo: "Isso tem tudo a ver comigo!".
[ Nem Freud, nada de Jung. Clarice Lispector me entenderia. ]
1. "Minha força está na solidão. Não tenho medo nem de chuvas tempestivas nem de grandes ventanias soltas, pois eu também sou o escuro da noite."
2. "Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho."
3. "Enquanto eu tiver pergntas e não houver respostas... continuarei a escrever."
4. "Já que se há de escrever, que pelo menos não se esmaguem com palavras as entrelinhas."
5. "Ela acreditava em anjo e, porque acreditava, eles existiam." (A Hora da Estrela)
6. "Terei toda a aparência de quem falhou, e só eu saberei se foi a falha necessária."(A paixão segundo G.H)
7. "E o que o ser humano mais aspira é tornar-se ser humano."
8. "Quando se ama não é preciso entender o que se passa lá fora, pois tudo passa a acontecer dentro de nós."
9. "Passei a vida tentando corrigir os erros que cometi na minha ânsia de acertar."
10. "... passava o resto do dia representando com obediência o papel de ser."
11. "É difícil perder-se. É tão difícl que provavelmente arrumarei depressa um modo de me achar, mesmo que achar-me seja de novo a mentira de que vivo."
12. "O que verdadeiramente somos é aquilo que o impossível cria em nós."
13. "Porque há o direito ao grito.então eu grito."
14. "Mas tenho medo do que é novo e tenho medo de viver o que não entendo - quero sempre ter a garantia de pelo menos estar pensando que entendo, não sei me entregar à desorientação."
15. "É uma infâmia nascer para morrer não se sabe quando nem onde."
16. "Porque eu fazia do amor um cálculo matemático errado: pensava que, somando as compreensões, eu amava. Não sabia que, somando as incompreensões é que se ama verdadeiramente. Porque eu, só por ter tido carinho, pensei que amar é fácil."
17. "O que importa afinal, viver ou saber que se está vivendo?"
18. "Saudade é um pouco como fome. Só passa quando se come a presença. Mas às vezes a saudade é tão profunda que a presença é pouco: quer-se absorver a outra pessoa toda. Essa vontade de um ser o outro para uma unificação inteira é um dos sentimentos mais urgentes que se tem na vida."
19. "Eu não sou promíscua. Mas sou caleidoscópica: fascinam-me as minhas mutações faiscantes que aqui caleidoscopicamente registro."
20. "A palavra é meu domínio sobre o mundo."
21. "Eu não sou tão triste assim, é que hoje eu estou cansada."
22. "Ter nascido me estragou a saúde."
23. "E umas das coisas que aprendi é que se deve viver apesar de. Apesar de, se deve comer. Apesar de, se deve amar. Apesar de, se deve morrer. Inclusive muitas vezes é o próprio apesar de que nos empurra para frente. Foi o apesar de que me deu uma angústia que insatisfeita foi criadora de minha própria vida." (Uma aprendizagem ou livro dos prazeres)
24. "É curioso como não sei dizer quem sou. Quer dizer, sei-o bem, mas não posso dizer. Sobretudo tenho medo de dizer porque no momento em que tento falar não só não exprimo o que sinto como o que sinto se transforma lentamente no que eu digo."
25. "Sinto a falta delecomo se me faltasse um dente na frente:excrucitante"
26. "...faz de conta que ela nao estava chorando por dentro -pois agora mansamente, embora de olhos secos, o coração estava molhado;ela saíra agora da voracidade de viver."
27. "Não se conta tudo porque o tudo é um oco nada."
28. "E nem entendo aquilo que entendo: pois estou infinitamente maior que eu mesma, e não me alcanço."
29. "Fique de vez em quando só, senão será submergido. Até o amor excessivo pode submergir uma pessoa."
30. "O amor é tão mais fatal do que eu havia pensado, o amor é tão mais inerente quanto a própria carência, e nós somos garantidos por uma necessidade que se renovará continuamente. O amor já está, está sempre. Falta apenas o golpe da graça - que se chama paixão."
31. "Olhe, tenho uma alma muito prolixa e uso poucas palavras. Sou irritável e firo facilmente. Também sou muito calmo e perdôo logo. Não esqueço nunca. Mas há poucas coisas de que eu me lembre."
32. "Eu queria escrever luxuoso. Usar palavras que rebrilhaassem molhadas e fossem peregrinas. Às vezes solenes em púrpura, às vezes abismais esmeraldas, às vezes leves na mais fina seda macia."
33. "Gosto do modo carinhoso do inacabado, do malfeito, daquilo que desajeitadamente tenta um pequeno vôo e cai sem graça no chão."
34. "Eu já começara a adivinhar que ele me escolhera para eu sofrer, às vezes adivinho. Mas, adivinhando mesmo, às vezes aceito: como se quem quer me fazer sofrer esteja precisando danadamente que eu sofra."
35. "É tão difícil falar e dizer coisas que não podem ser ditas. É tão silencioso. Como traduzir o silêncio do encontro real entre nós dois? Dificílimo contar. Olhei pra você fixamente por instantes. Tais momentos são meu segredo. Houve o que se chama de comunhão perfeita. Eu chamo isto de estado agudo de felicidade."
36. "Amar os outros é a única salvação individual que conheço: ninguém estará perdido se der amor e às vezes receber amor em troca."
37. "Faça com que eu saiba ficar com o nada e mesmo assim me sentir como se estivesse pleno de tudo..."
38. "Me deram um nome e me alienaram de mim."
39. "Com todo perdão da palavra, eu sou um misterio para mim."
40. "É que por enquanto a metarmofose de mim em mim mesma não faz sentido. É uma metamorfose em que eu perco tudo o que tinha, e o que sou. E agora o que sou? Sou: estar de pé diante de um susto. Sou: o que vi. Não entendo e tenho medo de entender, o material do mundo me assusta, com seus planetas e baratas."
41. "Não era mais uma menina com um livro: era uma mulher com seu amante."
42. "Eu sou mais forte do que eu." 43. "Divertir os outros, um dos modos mais emocionantes de existir."
44. "Sou um monte intransponível no meu próprio caminho. Mas às vezes por uma palavra tua ou por uma palavra lida, de repente tudo se esclarece."
45. "Deve-se viver apesar de."
46. "Divido-me milhares de vezes em quantas vezes quanto os instantes que decorrem, fragmentaria que sou e precários os momentos -só me comprometo com a vida que nasça com o tempo e com ele cresça: só no no tempo há espaço para mim."
47. "Não é que vivo em eterna mutação, com novas adaptações a meu renovado viver e nunca chego ao fim de cada um dos modos de existir. Vivo de esboços não acabados e vacilantes. Mas equilibro-me como posso, entre mim e eu, entre mim e os homens, entre mim e o Deus."
48. "À duração da minha existência dou uma significação oculta que me ultrapassa. Sou um ser concomitante: reúno em mim o tempo passado, o presente e o futuro, o tempo que lateja no tique-taque dos relógios."
49. "Mas tenho medo do que é novo e tenho medo de viver o que não entendo - quero sempre ter a garantia de pelo menos estar pensando que entendo, não sei me entregar à desorientação."
50. "Só o que está morto não muda!Repito por pura alegria de viver:A salvação é pelo risco,Sem o qual a vida não vale a pena!!!"
51. "A poesia dos poetas que sofreram é doce e terna. E a dos outros, dos que de nada foram privados, é ardente, sofredora e rebelde."
52. "Minhas desequilibradas palavras são o luxo do meu silêncio."
53. "...entre as aleluias e as agonias de ser..."
54. "Porque eu fazia do amor um cálculo matemático errado: pensava que, somando as compreensões, eu amava. Não sabia que, somando as incompreensões é que se ama verdadeiramente"
55. "...juro que há em meu rosto sério uma alegria até mesmo divina para dar. "
56. "Vivo no quase, no nunca e no sempre. Quase, quase - e por um triz escapo." ( A Cidade Sitiada)
57. "Não sei se quero descansar,por estar realmente cansada ou se quero descansar para desistir."
58. "Saudade é um dos sentimentos mais urgentes que existem."
59. "...Respeite mesmo o que é ruim em você - respeite sobretudo o que imagina que é ruim em você - não copie uma pessoa ideal, copie você mesma - é esse seu único meio de viver."
60. "Pegue para você o que lhe pertence, e o que lhe pertence é tudo o que sua vida exige. Parece uma vida amoral. Mas o que é verdadeiramente imoral é ter desistido de si mesma."
61. "Inútil querer me classificar,eu simplesmente escapulo não deixando. Gênero não me pega mais."
62. " Só se sente nos ouvidos o próprio coração........Pois nós não fomos feitossenão para o pequeno silêncio."
63."Escrever é procurar entender, é procurar reproduzir o irreproduzível, é sentir até o último fim o sentimento que permaneceria apenas vago e sufocador. Escrever é também abençoar uma vida que não foi abençoada."
64. "Mas há a vida que é para ser intensamente vivida, há o amor.Que tem que ser vivido até a última gota.Sem nenhum medo. Não mata. "
65. "Há momentos na vida em que sentimos tanto a falta de alguém que o que mais queremos é tirar essa pessoa de nossos sonhos e abraçá-la."
66. "Amor será dar de presente ao outro a própria solidão? Pois é a última coisa que se pode dar de si."
67. "As pessoas mais felizes nãotêm as melhores coisas. Elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aparecemem seus caminhos. A felicidade aparece para aqueles que choram. Para aqueles que se machucam. Para aqueles que buscame tentam sempre."
68. "O que saberás de mim é a sombra da flecha que se fincou no alvo."
69. "Se uma pessoa perguntar durante meia hora "eu", essa pessoa se esquece quem é. Outras podem enlouquecer. É mais seguro não fazer jamais perguntas - porque nunca se atinge o âmago de uma resposta. E porque a resposta traz em si outra pergunta."
70. "A gente escreve como quem ama."
71. "Que medo alegre de te esperar."
72. "Ninguém dentro de si mesma poderia ter os pensamentos mais desligados da realidade, se quisesse. Se eu me visse na terra lá das estrelas ficaria só de mim."
73. "A minha vida a mais verdadeira é irreconhecível, extremamente interior e não tem uma só palavra que a signifique." (A Hora da Estrela)
74. "Tente o novo todo dia. O novo lado, o novo método, o novo sabor, o novo jeito, o novo prazer, o novo amor. A nova vida. Tente. Busque novos amigos. Tente novos amores. Faça novas relações."
75. "É curioso não saber dizer quem sou. Quer dizer, sei-o bem, mas não posso dizer. Sobretudo tenho medo de dizer porque no momento em que tento falar não só não exprimo o que sinto como o que sinto se transforma lentamente no que eu digo"
76. "... E descobri que não tenho um dia-a-dia.É uma vida-a-vida. E que a vida ésobrenatural."
77. "Por que é que o cão é tão livre?Porque ele é o mistério vivo que não se indaga."
78. "O que obviamente não presta sempre me interessou muito. "
79. "...há impossibilidade de ser além do que se é -no entanto eu me ultrapasso mesmo sem o delírio,sou mais do que eu, quase normalmente -tenho um corpo e tudo que eu fizer é continuaçãode meu começo......a única verdade é que vivo.Sinceramente, eu vivo.Quem sou? Bem, isso já é demais..."
80. "O que é um espelho? É o único material inventado que é natural. Quem olha um espelho, quem consegue vê-lo sem se ver,quem entende que a sua profundidade consiste em ele ser vazio... esse alguém percebeu o seu mistério de coisa."
81. "... Nunca sofra por não ser uma coisa ou por sê-la..."
82. "Toda vida é uma missão secreta..."
83. "(...) faze com que eu receba o mundo sem receio, pois para esse mundo incompreensível eu fui criada e eu mesma também incompreensível (...)"
84. "Sonhe com o que você quiser. Vá para onde você queira ir.Seja o que você quer ser, porque você possui apenas uma vidae nela só temos uma chance de fazer aquilo que queremos.Tenha felicidade bastante para fazê-la doce. Dificuldadespara fazê-la forte. Tristeza para fazê-la humana. Eesperança suficiente para fazê-la feliz."
85. "Não se pode andar nú nem de corpo nem de espírito."
86. "Recuso-me a ficar triste. Sejamos alegres. Quem não tiver medo de ficar alegre e experimentar uma só vez sequer a alegria doida e profunda terá o melhor de nossa verdade. Eu estou- apesar de tudo oh apesar de tudo- estou sendo alegre neste instante-já que passa se eu não fixá-lo com palavras."
87. "Ouve-me, ouve o meu silêncio. O que falo nunca é o que falo e sim outra coisa. Capta essa outra coisa de que na verdade falo porque eu mesma não posso."
88. "Escrevo por não ter nada a fazer no mundo: sobrei e não há lugar para mim na terra dos homens. Escrevo porque sou um desesperado e estou cansado, não suporto mais a rotina de me ser e se não fosse sempre a novidade que é escrever, eu me morreria simbolicamente todos os dias."
89. "Vocação é diferente de talento. Pode-se ter vocação e não ter talento, isto é, pode-se ser chamado e não saber como ir."
90. "(...) faze com que eu perca o pudor de desejar quena hora de minha morte haja uma mão humana amada para apertar a minha (...)"
91. "Você só terá sucesso na vidaquando perdoar os errose as decepções do passado."92. "Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é passível de fazer sentido. Eu não: quero uma verdade inventada."
92. "Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato... Ou toca, ou não toca."
93. "Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento."
94. "Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro."
95. "Saudade é um pouco como fome. Só passa quando se come a presença. Mas às vezes a saudade é tão profunda que a presença é pouco: quer-se absorver a outra pessoa toda. Essa vontade de um ser o outro para uma unificação inteira é um dos sentimentos mais urgentes que se tem na vida."
96. "Como se ela não tivesse suportado sentir o que sentira, desviou subitamente o rosto e olhou uma árvore. Seu coração não bateu no peito, o coração batia oco entre o estômago e os intestinos."
97. "Sou um coração batendo no mundo"
98. "Minha alma tem o peso da luz. Tem o peso da música. Tem o peso da palavra nunca dita, prestes quem sabe a ser dita. Tem o peso de uma lembrança. Tem o peso de uma saudade. Tem o peso de um olhar. Pesa como pesa uma ausência. E a lágrima que não se chorou. Tem o imaterial peso da solidão no meio de outros."
99. "Sou como você me vê.Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania,Depende de quando e como você me vê passar."
100. "E se me achar esquisita,respeite também.até eu fui obrigada a me respeitar."
Um comentário:
"Porque há o direito do grito.
Então eu grito!"
Adorooo!
Muito bom!!!
Postar um comentário